Restaurantes comandados por Mulheres

Hoje no dia Internacional da mulher estamos lançando essa lista super especial para vocês conhecerem e apoiarem o trabalho de mulheres que são empreendedoras no mundo da gastronomia e da coquetelaria em São Paulo e que se posicionam como feministas, ou seja, mulheres que defendem abertamente a igualdade política, econômica e social entre os gêneros.

Alguns desses lugares estão fechados devido ao COVID-19, mas vocês podem apoiar o trabalho pedindo no delivery ou curtindo e compartilhando a produção de conteúdo nas redes sociais.

  • Bar DAS

Bar feminista feito por mulheres para as mulheres, no local só é permitido entrar mulheres e só quem trabalha são mulheres. A ideia é que o local seja um bar seguro para mulheres irem sozinhas tomar um bom drink e apreciar bons petiscos servidos no local sem temer o assédio, mas também é um lugar seguro para as lésbicas que querem paquerar ou grupo de amigas que gostariam de curtir uma noite de girls night out com música boa e bons drinks.

É um espaço pequeno e super cozy, antes da pandemia ficava muito lotado e você tinha que chegar super cedo para conseguir uma mesa. Na fase vermelha da pandemia elas funcionam apenas com o delivery, mas na fase amarela o bar estava abrindo respeitando as restrições.

Para comer aposte nos sanduiches de carne louca ou vegetariano, se você gosta de cerveja não deixe de experimentar a cerveja rosa de pink lemonade.

Clique aqui para mais informações.

  • Fitó Cozinha

Restaurante e bar no largo da batata que é comandado pela chef Cafira que além de trazer modernidade para a comida nordestina usando ingredientes do norte e nordeste em pratos nada convencionais a casa ainda tem posicionamento feminista colocando mulheres cis, lésbicas e trans para ocupar o espaço de uma gastronomia premiada pelo Guia Michelin na rota do Bib gourmand

O espaço é de uma casa com uma decoração simples e rústica e que tem um terraço super agradável para um almoço no final de semana, para completar o local é todo pet friendly.

Do bar recomendamos pedir o drink ‘Gaia’ feito com Gim, limão siciliano, folha de louro e tônica e para acompanhar aposte no bolinho de pirarucu com um molho de açaí temperado. No prato principal o destaque vai para o prato Carne de sol, que é chorizo angus curado na casa, selado na manteiga de garrafa, servido com baião de dois e vinagrete da casa.

Clique aqui para mais informações.

  • Mirante MIRA

O Mirante fica em um espaço público atrás do MASP e com vista para a AV. Nove de Julho, a gestão é 100% feminina e elas possuem uma proposta de incentivar um espaço multicultural, com música, gastronomia e artes plásticas. E por isso ir no MIRA não é apenas uma programação para comer, é para conhecer mulheres empreendedoras, ouvir música, apreciar boa arte e comer as comidinhas feitas no local.

O novo cardápio são mais voltados para lanches, tem hambúrguer de carne e vegetariano acompanhado com batata e caipirinhas deliciosas para acompanhar.

Acompanhe a programação no instagram da casa para não perder as novidades, clique aqui.

Leia mais: Rooftops em São Paulo

  • Fel

Localizado aos pés do edifício Copan tem a carta de drinks do seu pequeno balcão de mármore assinada pela bartender Michelly Rossi que ganhou prêmio de melhor bartender pela Revista Veja. A Michelly se debruça nos clássicos da coquetelaria e resgatando drinks esquecidos e fazendo releituras.

A carta de comida é uma co-criação de chefs como Bel Coelho e Viviane Gonçalves, aposte no tartare de cordeiro com coalhada de leite de ovelha e no tiradito de peixe carapau.

O espaço é super pequeno e lotava antes das restrições, agora na fase vermelha a casa trabalha com delivery.

Clique aqui para mais informações.

  • Espaço Zebra

O espaço Zebra está fechado por tempo indeterminado, desde o inicio da pandemia mas faço questão de colocar ele nessa lista por ser um bar muito icônico e que tenho esperança de que em algum momento ele vai reabrir.

A localização é no bairro da Bela Vista, o bar fica no subterrâneo de uma galeria de arte, o balcão é comandado pela Néli Pereira que é uma curiosa de ingredientes brasileiros e está sempre pesquisando novas misturas para os drinks.

O cardápio era super simples, com uma tábua de queijos e cesta de pães mas que acompanharam super bem os drinks ‘Cupu do Combu” e o “Treme, Fitzgerald” ambos possuem combinações inusitadas e sabor excepcional com folha de jambu e cupuaçu.

Clique aqui para mais informações

  • Eugênia Café Bar

O Eugênia é outro bar que infelizmente fechou a casa física no meio da pandemia mas que entrega drinks no delivery. A casa ficava em Pinheiros e tinha uma decoração com quadros de mulheres, como a Amy Winehouse na parede, livros da Virginia Wolf e Simone de Beauvoir nas prateleiras, era um lugar para apreciar boa conversa com ótimos drinks.

A casa aceita homens, mas o seu maior público era o feminino que podia escolher um drink no cardápio com nomes de mulheres da história e se deliciar com o cardápio assinado pela chef Isabela Cordaro.

Hoje você pode entrar em contato com a Eugênia Café e Bar, clicando aqui.

Leia mais: Roteiro cultural e gastronômico na Av. Paulista

Espero que tenham gostado das dicas! Se vocês conhecerem um espaço que gostariam de divulgar conta pra gente nos comentários.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s