Hoje no dia Internacional da mulher estamos lançando essa lista super especial para vocês conhecerem e apoiarem o trabalho de mulheres que são empreendedoras no mundo da gastronomia e da coquetelaria em São Paulo e que se posicionam como feministas, ou seja, mulheres que defendem abertamente a igualdade política, econômica e social entre os gêneros.
Alguns desses lugares estão fechados devido ao COVID-19, mas vocês podem apoiar o trabalho pedindo no delivery ou curtindo e compartilhando a produção de conteúdo nas redes sociais.

- Bar DAS
Bar feminista feito por mulheres para as mulheres, no local só é permitido entrar mulheres e só quem trabalha são mulheres. A ideia é que o local seja um bar seguro para mulheres irem sozinhas tomar um bom drink e apreciar bons petiscos servidos no local sem temer o assédio, mas também é um lugar seguro para as lésbicas que querem paquerar ou grupo de amigas que gostariam de curtir uma noite de girls night out com música boa e bons drinks.
É um espaço pequeno e super cozy, antes da pandemia ficava muito lotado e você tinha que chegar super cedo para conseguir uma mesa. Na fase vermelha da pandemia elas funcionam apenas com o delivery, mas na fase amarela o bar estava abrindo respeitando as restrições.
Para comer aposte nos sanduiches de carne louca ou vegetariano, se você gosta de cerveja não deixe de experimentar a cerveja rosa de pink lemonade.
Clique aqui para mais informações.



- Fitó Cozinha
Restaurante e bar no largo da batata que é comandado pela chef Cafira que além de trazer modernidade para a comida nordestina usando ingredientes do norte e nordeste em pratos nada convencionais a casa ainda tem posicionamento feminista colocando mulheres cis, lésbicas e trans para ocupar o espaço de uma gastronomia premiada pelo Guia Michelin na rota do Bib gourmand
O espaço é de uma casa com uma decoração simples e rústica e que tem um terraço super agradável para um almoço no final de semana, para completar o local é todo pet friendly.
Do bar recomendamos pedir o drink ‘Gaia’ feito com Gim, limão siciliano, folha de louro e tônica e para acompanhar aposte no bolinho de pirarucu com um molho de açaí temperado. No prato principal o destaque vai para o prato Carne de sol, que é chorizo angus curado na casa, selado na manteiga de garrafa, servido com baião de dois e vinagrete da casa.
Clique aqui para mais informações.



- Mirante MIRA
O Mirante fica em um espaço público atrás do MASP e com vista para a AV. Nove de Julho, a gestão é 100% feminina e elas possuem uma proposta de incentivar um espaço multicultural, com música, gastronomia e artes plásticas. E por isso ir no MIRA não é apenas uma programação para comer, é para conhecer mulheres empreendedoras, ouvir música, apreciar boa arte e comer as comidinhas feitas no local.
O novo cardápio são mais voltados para lanches, tem hambúrguer de carne e vegetariano acompanhado com batata e caipirinhas deliciosas para acompanhar.
Acompanhe a programação no instagram da casa para não perder as novidades, clique aqui.
Leia mais: Rooftops em São Paulo



- Fel
Localizado aos pés do edifício Copan tem a carta de drinks do seu pequeno balcão de mármore assinada pela bartender Michelly Rossi que ganhou prêmio de melhor bartender pela Revista Veja. A Michelly se debruça nos clássicos da coquetelaria e resgatando drinks esquecidos e fazendo releituras.
A carta de comida é uma co-criação de chefs como Bel Coelho e Viviane Gonçalves, aposte no tartare de cordeiro com coalhada de leite de ovelha e no tiradito de peixe carapau.
O espaço é super pequeno e lotava antes das restrições, agora na fase vermelha a casa trabalha com delivery.
Clique aqui para mais informações.



- Espaço Zebra
O espaço Zebra está fechado por tempo indeterminado, desde o inicio da pandemia mas faço questão de colocar ele nessa lista por ser um bar muito icônico e que tenho esperança de que em algum momento ele vai reabrir.
A localização é no bairro da Bela Vista, o bar fica no subterrâneo de uma galeria de arte, o balcão é comandado pela Néli Pereira que é uma curiosa de ingredientes brasileiros e está sempre pesquisando novas misturas para os drinks.
O cardápio era super simples, com uma tábua de queijos e cesta de pães mas que acompanharam super bem os drinks ‘Cupu do Combu” e o “Treme, Fitzgerald” ambos possuem combinações inusitadas e sabor excepcional com folha de jambu e cupuaçu.
Clique aqui para mais informações



- Eugênia Café Bar
O Eugênia é outro bar que infelizmente fechou a casa física no meio da pandemia mas que entrega drinks no delivery. A casa ficava em Pinheiros e tinha uma decoração com quadros de mulheres, como a Amy Winehouse na parede, livros da Virginia Wolf e Simone de Beauvoir nas prateleiras, era um lugar para apreciar boa conversa com ótimos drinks.
A casa aceita homens, mas o seu maior público era o feminino que podia escolher um drink no cardápio com nomes de mulheres da história e se deliciar com o cardápio assinado pela chef Isabela Cordaro.
Hoje você pode entrar em contato com a Eugênia Café e Bar, clicando aqui.



Leia mais: Roteiro cultural e gastronômico na Av. Paulista
Espero que tenham gostado das dicas! Se vocês conhecerem um espaço que gostariam de divulgar conta pra gente nos comentários.